quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Demônio


SINOPSE:

Um grupo de cinco desconhecidos seguem suas rotinas do dia na Filadélfia e entram no mesmo elevador sem prestar muita atenção uns nos outros. Mas, quando o elevador enguiça, eles começam a notar que o acidente não foi uma coincidência e coisas terríveis começam a acontecer. A cada momento, eles acreditam que um ou outro do grupo é o responsável por tudo aquilo até entenderem que um deles é o Demônio e precisam enfrentar as situações que os colocaram naquela situação.


Realidade ou fantasia?

Muitos de nós em algum momento nos vimos obrigados a responder esta pergunta: Afinal,
Demônio existe?
Ou é apenas produto de nossa fértil imaginação?
Para além das questões religiosas, este filme é brilhante, não cai no lugar comum, aborda o tema de forma respeitosa e sutil sem contudo descartar a realidade do fato da real existência de Satanás.
Muitos de nós preferem crer que ele não exista, mas para os que tem a bíblia como revelação divina, a própria bíblia é muito clara sobre tal fato, aliás o próprio filme inicia com um versículo bíblico: Pedro 5:8 " Vigiai, pois que o demônio, vosso inimigo anda em derredor com intuito de vos tragar." Para além do sentido figurado do qual a bíblia lança mão, neste texto ele é claro:
O mal existe, é real, e ele é personificado na presença de um ser real, embora invisível.
Gostei do filme por que tem fotografias belíssimas, por que aborda o tema de forma séria e por finalizar com uma mensagem de alerta á todos nós, mas especialnte porque por mais por mais paradoxal que seja, ele afirma a existência de Deus através da existência do Satanás, normalmente não gosto de posições maniqueístas, ( o eterno duelo entre o bem e o mal) contudo
neste filme a mensagem  nos adverte de que nosso espírito é eterno, que a vida não se encerra com a perda desta matéria, mas prossegue, e onde estaremos nesta longa jornada rumo á eternidade?
Muitos sabem que sou cristã protestante, mas não aprovo práticas proselitistas, contudo, faz-se nescessário que todos nós paremos por um instante e pensemos em nossa eternidade e no valor de nossas almas.
Um dos temas tratados no filme (embora de forma sutil) é a questão da legitimidade que podemoos dar á Satanás através de nossas atitudes e falha de caráter.
Toda escolha inconsequente depoem contra nós não apenas no mundo material, mas, principalmente no mundo espiritual, ao confrontar quatro pessoas num elevador, demônio mostra suas falhas e tenta convence-los de que suas más escolhas são irreversíveis, o final é surpreendente e mostra como o bem pode neutralizar o mal, á parti de uma real tomada de consciência e mudança de atitude.
.



FICHA TÉCNICA

Diretor: John Erick Dowdle
Elenco: Chris Messina, Geoffrey Arend, Bojana Novakovic, Logan Marshall-Green, Caroline Dhavernas, Jacob Vargas, Bokeem Woodbine
Produção: Sam Mercer, M. Night Shyamalan
Roteiro: Brian Nelson, M. Night Shyamalan
Fotografia: Tak Fujimoto
Trilha Sonora: Fernando Velázquez
Duração: 80 min.
Ano: 2010
País: EUA
Gênero: Terror
Cor: Colorido
Distribuidora: Paramount Pictures Brasil
Estúdio: Media Rights Capital
Classificação: 14 anos

 





Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores